HOME
      
    Investimentos: dólar na dianteira e Bovespa na lanterna...

    Descrição
    Investimentos: dólar na dianteira e Bovespa na lanterna...


    Detalhes

    Em setembro, a crise da dívida soberana europeia guiou o comportamento de investidores. O receio que a Grécia não cumpra as metas impostas para receber nova rodada de auxílio e os possíveis efeitos de uma moratória grega sobre o sistema financeiro causaram fuga para ativos considerados seguros em tempos de turbulência.

    O dólar comercial foi o maior beneficiado nessa corrida. A moeda subiu 18,14% em setembro, o campeão dentro do ranking de investimentos acompanhados pelo Valor. Mas cautela, pois o movimento de alta da moeda não deve se sustentar no longo prazo, segundo analistas.

    Mesmo com a crise rondando a Europa, a segunda melhor opção foi o euro, que acumulou ganho de 9,07% no mês.

    Já o ouro, clássico porto seguro dos investidores, teve ganhos mais modestos em setembro. O metal precioso subiu 3,07% na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Segundo o administrador de investimentos Fábio Colombo, o aumento menor pode ser explicado pela sequência de altas do metal nos últimos meses, fazendo com que outros ativos, como o dólar, parecessem mais atraentes para investidores.

    Fechando a lista de ganhadores estão as aplicações de renda fixa. Tanto o CDI quanto o o CDB subiram 0,94%. A caderneta de poupança, como é comum, ganhou 0,6% no mês.

    Já a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o sexto mês seguido de queda. O Ibovespa terminou o mês com recuo de 7,38%.

    Na perspectiva anual, as posições do ranking trocam de lugar. O ouro é o melhor investimento, com alta de 19,39%, seguido pelo dólar comercial, com valorização de 12,97%.

    No ano, o Ibovespa recua 24,5%. Já na renda fixa, o CDI ganha 8,70% e o CDB sobe 8,66%. A caderneta de poupança tem retorno de 5,62%.

     

    Info: http://www.valor.com.br/



    Voltar